domingo, 26 de junho de 2016

Michael

A intenção não é detalhar tanto a vida de Michael Jackson. Apenas contar o básico e tentar e lembrar como foi meu contato com suas músicas e as de sua época de criança.

Pra começar, ele nasceu em Gary (Indiana-EUA) no dia 29 de agosto de 1958, batizado como Michael Joseph Jackson.
Seu pai Joseph juntou seus irmãos Jackie, Tito Jermaine e Marlon, mais dois vizinhos pra formarem o grupo The Jacksons Brothers (em 1964).
Após fazerem apresentações menores, mudaram o nome pra Jackson Five, com Michael sendo o vocalista e dançarino. É considerado um dos primeiros grupos americanos formados por negros.
Começaram a lançar discos pela Motown RecordsDiana Ross (então vocalista do The Supremes) virou amiga/confidente de Michael.
Entre seus hits, tem I'll Be There, ABC, I Want You Back (que tocou no filme Guardiões da Galáxia), etc.

Surgiu um desenho animado em 1971, The Jackson 5ive. Fui pesquisar mais e vi que foi pela Rankin/Bass, a mesma produtora do filme A Festa do Monstro Maluco, que mais tarde lançaria Thundercats e Silverhawks. Durou 2 temporadas com apenas 23 episódios.
Me lembro de já ter assistido em 1991 pela Rede Manchete, quando foi incluído na programação junto com uma porção de desenhos da Hanna-Barbera.

Em 1976, o grupo muda de nome pra The Jacksons. Mas em seguida, já vou falar a respeito desta fase.

Integrantes: Jermaine Jackson (vocalista e guitarra-baixo), Tito Jackson (vocais e guitarra), Jackie Jackson (vocais) e Marlon Jackson (vocais)

Ex-integrantes: Michael Jackson (vocalista) e Randy Jackson (vocais e teclados).

Discografia do Jackson Five: Diana Ross Presents The Jackson 5 (1969), ABC (1970), Third Album (1970), Jackson 5 Christmas Album (1970), Maybe Tomorrow (1971), Lookin' Through the Windows (1972), Skywriter (1973), Get It Together (1973), Dancing Machine (1974) e Moving Violation (1975).

Os irmãos Jackson, como já disse, mudaram o nome de sua banda após assinarem contrato com a Epic, da gravadora CBS. Entre seus maiores sucessos, destacam-se Shake Your Body (Down to The Round), Can You Feel It e Enjoy Yourself.
Entre 1976 e 77, estrelaram uma série de TV, que nada mais era um show de variedades com músicas com duração de 12 episódios.
Mesmo tendo dissolvido o grupo em 1984, os Jacksons chegaram a se reunir e a fazer turnês com ou sem Michael.
Em 1992, saiu uma minissérie de 2 episódios contando sua trajetória. The Jacksons: An American Dream foi exibida 1 ano depois de forma mais parcelada e tarde da noite pela Globo, chamada de Os Jacksons.
Por fim, em 2009 teve um reality show com 6 episódios: The Jackson- A Family Dynasty, que não contou com a participação de Michael (que já tinha falecido) e de seu irmão Randy.

Integrantes dos Jacksons: os mesmos do Jackson 5.

Discografia dos Jacksons: The Jacksons (1976), Goin' Places (1977), Destiny (1978), Triumph (1980), Victory (1984) e 2300 Jackson Street (1989)

Ainda quando era vocalista do Jackson 5, Michael iniciou sua carreira solo no início dos anos 1970, que nem seu irmão Jermaine.
Em 1978, participou do musical The Wiz (O Mágico Inesquecível), adaptação de O Mágico de Oz em que Diana Ross interpretou Dorothy e ele fez o papel do Espantalho.

Do final da década de 1970 e início dos 80, o cantor foi ficando notório por seu estilo próprio de coreografia e canto.
Um de seus primeiros êxitos comerciais foi Thriller, do disco homônimo (1982), com um clipe dirigido por John Landis, que havia feito Um Lobisomem Americano e Londres. Nessa mesma época, fez dueto com Paul McCartney nas músicas Say Say Say e The Girl is Mine.
Participou em 1984 do disco e clipe da famosa e solidária We Are the World (USA For Africa) e no mesmo ano participou da música Somebody's Watching Me, de Rockwell.
Eu nem sabia que 2 anos depois, estrelou um filme futurista dirigido por Francis Ford Coppola e produzido por George LucasCaptain EO, somente exibido nos parques da Disney.

Também passei muito tempo sem saber que ele comprou os direitos das músicas dos Beatles!
Era mais fácil lembrar de Moonwalker (1988), que o SBT exibiu primeiro totalmente legendado e bem depois, dublado mas com legendadas pras músicas. Filme este que chegou a ter videogame.

Mesmo proclamado o Rei do Pop, aparente rival de Prince, tendo inúmeras canções que não saem da cabeça e incluídas em diversos filme, com o passar dos anos sua fisionomia foi bastante modificada por diversas plásticas e chegou ser acusado de aliciar crianças.
Casou em 1994 com Lisa Marie-Presley (filha de Elvis) e se divorciou 2 anos depois.
Michael fez uma ponta em Homens de Preto II (2002). 
Um ano depois, saiu um telefilme chamado Living with Michael Jackson, resultado de inúmeras entrevistas. A Band chegou a passar. Pelos trechos que vi, o narrador chamava de "bizarro" as extravagâncias, operações plásticas e suspeitas que poderiam ter ocorrido no rancho Neverland, a morada do cantor. 
Ofendido por tal documentário, Michael gravou uma entrevista como resposta... Take Two: The Footage Were You Never Meant to See.

Ele faleceu (deixando 3 filhos) dia 25 de junho de 2009, antes do lançamento do filme (misto de documentário e show) Michael Jackson's This Is It.

Discografia solo: Got to Be There (1972), Ben (1972), Music & Me (1973), Forever, Michael (1975), Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991), Invincible (2001), Michael (póstumo, 2010) e XCape (póstumo, 2014)

Mas afinal, como foi que descobri suas músicas e as dos Jacksons?
Através de rádios AM e FM. E também escutava um vinil compacto (um disquinho) lançado no Brasil pela Epic, com 2 faixas em cada lado, todas vindas do álbum Thriller.
Este exemplar não é meu. Achei a foto no Google Imagens.

Também escrevi algo sobre ele, no meu outro blog, há mais tempo:

Fontes: Wikipédia (Brasil e EUA)

Um comentário:

  1. Belo texto, meu irmão. Por sinal, cerca de duas semanas atrás abri minha pasta de músicas antigas no computador e durante dias só ouvi Michael Jackson dos anos 70 até o Thriller (só gosto até aí).

    ResponderExcluir