quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrando de Cara nos Anos 80, por JSouza

O professor Denilson Reis comentou sobre o meu último post, que eu havia esquecido as bandas de heavy metal. Na verdade, foi o Brasil que esqueceu (ou nunca ouviu falar).
As primeiras bandas de rock pesado começaram a chegar ao Brasil aí por 1982.
Chegar significa ser comentada em revistas e raros programas de rádio e TV.

Eu estava entrando no segundo grau e era uma mistura de nerd com marginal.
Na verdade, eu já era punk, mas nem sabia. Acho que minhas primeiras informações chegaram nas revistas de cifras, falando sobre o rock terror: Uriah Heep, Black Sabbath e congêneres. Fiquei encantado com a figura de Ozzy Osbourne, o comedor de morcegos.
Depois, meu colega Ênio Rock'n Roll apresentou- me para a banda AC/DC. Também adorei aquela figura de calças curtas chamado Angus Young. E eis que um outro colega, vindo da Inglaterra, apresentou- me a banda definitiva: Queen! Em pouco tempo eu já tinha toda a coleção de LPs e sabia todas as letras.
Mas, como um bom mosqueteiro, me juntei a mais dois: Fernando Ferrarese e Renato Martins. Sim, o Renato Martins (apresentador do programa Cena de Cinema, da Ipanema FM) da (rede de TV e emissoras de rádio) Band. Então, pegamos um baixo de três cordas, um violão, uma batera e formamos o Beatles Cover!
Tudo estava bem, até meu primo me mostrar dois discos fundamentais: Radio-Activity (Kraftwerk) e Mad Max III Soundtrack. Aí, eu pirei de vez.

Então encontrei outra figura: suíças raspadas no estilo Arnaldo Antunes, bermudão, camisetas verde limão ou amarelo cheguei. Nas mãos, uma obra de arte: o LP New Wave Mamão com Açúcar. Era 1986: hora de chutar o pau da barraca!

Mais uma colaboração de Jerônimo de Souza (Valeu!)

Edição, informações adicionais entre parênteses e foto: ANDF

2 comentários:

  1. O Heavy Metal nunca foi esquecido pelo Brasil. Nos anos 1980 os show lotavam o Gigantinho e tinha até os "crentes" distribuindo panfletos ligando o rock a coisa do diabo e tal. Me parece que na realidade o pop anos 80 é que foi descoberto depois, e hoje faz muito sucesso, até porque é bom mesmo. Valeu JSouza!

    ResponderExcluir
  2. Eu falei que o Metal era desconhecido no Brasil até os anos 80. Não deturpe minhas palavras, jovem jedi...

    ResponderExcluir