sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uma Breve Cronologia dos Anos 70, por JSouza


Depois de uma década muito boa, surgiram os anos setenta, marcados pela alienação e pelo protesto. 
Em 1966, ano em que eu nasci, havia surgido um gênio chamado Irwin Allen. Assim, temos que começar essa cronologia com Túnel do Tempo, lançado em 1970. Mas, se os americanos investiam na FC, os italianos estavam investido no faroeste com Trinity é Meu Nome.
            Talvez, o sucesso dos spaghetti western tenha inspirado os americanos a lançar Chaparral, no ano seguinte. A série deu tão certo que gerou muitas séries no mesmo estilo.
            Um certo Marlon Brando, ator de faroeste, foi o protagonista de O Último Tango em Paris, em 1972. A cena da manteiga não combinava muito com o show que estava acontecendo: Carpenters- Live in Japan!
            No ano seguinte, a Disney lança um dos melhores desenhos animados: Robin Hood. E o faroeste Bonanza tem o seu primeiro crossover com O Vingador. Abba detona nos palcos americanos. E na Europa, o grande sucesso é uma ópera chamada Tristão e Isolda.
            Os anos de 1974 e 1975 foram inúteis em termos de cinema e música. Até que chega 1976, com uma porrada chamada Taxi Driver. Na Itália, também surge um faroeste hiper-violento chamado Keoma. Mas, se você queria algo mais leve, poderia assistir As Panteras na televisão.
            Em 1977, John Travolta é o protagonista de Os Embalos de Sábado a Noite e os Ramones lançam Rocket to Russia.
            Mais um ano sinistro (1978)... e chega 1979 para dizer como serão os anos 80: Alien- O Oitavo Passageiro e Mad Max. E outro filme meio hippie e meio punk: Calígula!

            Assim, fazemos uma previsão para a década seguinte: muito Punk Rock, muito cyberpunk e muitas andróides sensuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário