segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Uma Breve Cronologia do Século XXI, por JSouza

Começamos o ano 2000 com uma grande expectativa: como seria um filme dos X-Men. Bom, não foi exatamente o que esperávamos, mas o Gladiador, este sim, foi um grande épico!
No ano seguinte, assistimos mais um filme de ação da Van Damme: Replicante (não lembro se chegou a passar no cinema). Também rolou muita ação e violência no anime Hellsing! 2001 foi um ano infernal, pois também lançaram Do Inferno.
Só voltaríamos a ver bons filmes em 2004, com Anjos da Noite: uma versão cinematográfica do RPG Vampire e Prólogo do Céu, uma nova aventura dos Cavaleiros do Zodíaco. Até o Alice in Chains lançou o seu DVD.
Em 2005, uma surpresa vem de Hong Kong: Racha- Velocidade Sem Limite, baseado num mangá pouco conhecido. No mesmo ano, Luc Besson lança o excelente Império dos Lobos, com o narigudo Jean Reno.

A porrada também comeu solta em 2006, com Ghost Files. Choramos com The Early Life of a Legend e sorrimos com Garfield II.
Chegamos a 2007 com Efeito Dominó, revelando o grande ator de filmes de ação: Jason Statham!
2008 é um ano dedicado aos quadrinhos, com Hellboy II e Homem de Ferro.
Mas 2009 traz o excelente Solomon Kane- O Caçador de Demônios, do mesmo autor de Conan- O Bárbaro.
Em 2010, a porrada come: Stallone reúne todos os heróis de ação juntos no filme Os Mercenários, que foi um sucesso absoluto.
2011 foi um ano terrível, especialmente para mim, que enfrentei um divórcio litigioso e Jason Statham que virou um Assassino a Preço Fixo!
Mas em 2012, voltamos com a franquia Fúria de Titãs, mais voltada para adolescentes e o CD Best Hits Collection, voltado para os veinhos! E para os nerds: Aprenda a Desenhar com a Família Falcote!
Para 2014, a grande esperança é Mad Max IV, apesar de que alguns nerds apostam em Batman contra Superman (com ou sem Ben Affleck).

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Uma Breve Cronologia dos Anos 90, por JSouza

A década de 90 começa tensa: Vingança, onde Kevin Costner apanha como um cachorro.
No ano seguinte, 1991, o Pearl Jam lança Ten e a imprensa babaca inventa o termo grunge.
Em 1992 os Smiths lançam Best e Morrissey, o vegetariano, parte para a carreira solo.
 Mas haviam outros grupos góticos: em 1993, o Type O Negative lança o ótimo Bloody Kisses.
 Em 1994, o desconhecido Tarantino lança Pulp Fiction, enquanto o famoso Van Damme estréia Timecop. No lado do Hardcore, o Sick of It All lançava Scratch the Surface.
No ano seguinte, mais duas porradas HC: King for a Day e All Ages. E uma cantora canadense lançava o CD e o DVD de Jagged Little Pill. Mas os rappers estavam felizes, afinal havia um filme chamado Os Bad Boys. E os otakus estavam ouvindo Members of Manga. Porém, Christopher Lambert estava Marcado para Morrer.
Em 1996, os Vampiros tinham Sede pela Verdade. Bruce Willis enfrentava Os 12 Macacos. O Legends of Metal homenageava o Judas Priest e o Raimundos comprava sua Cesta Básica. Mas como o Jamiroquai conseguia Traveling without Moving? Ora, melhor ver o acústico do Alice in Chains.
O que houve em 1997? O Grupo Visuart acabou!
Em 1998, Van Damme vai para o passado, ser um Legionário. E Edward Norton conhece a Outra História Americana.
No ano seguinte, James Spader (musculoso) estréia Supernova, enquanto a sensual Shania Twain grava seu DVD Live in Dallas. No Brasil, o Tron afirma que Cyberpunk's not Dead.

 Previsões para o século XXI? Funks, rolezinhos e muita coisa ruim vai rolar.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Uma Breve Cronologia dos Anos 80, por JSouza


1980 começa com o nascimento do primeiro filhote do Rocket to Russia, um petardo chamado Ace of Spades.
            Em 1981, a aventura policial Mad Max transforma- se numa FC futurista chamada Mad Max II, com o mesmo ator.
            Mas foi em 1982 que foi lançada a obra-prima dos anos 80: Blade Runner, bem como o melhor disco do DD: Rio.
            No ano seguinte (1983), a dupla Eurythmics lança Sweet Dreams, enquanto a molecada se divertia com Inspetor Bugiganga.
            Em 1984, as crianças foram ao cinema assistir A História sem Fim, enquanto os barbados foram no show dos Smiths, Live in London.
            Os mesmos Smiths iriam lançar um LP em 1985, chamado The Queen is Dead. E o ator de Blade Runner (Rutger Hauer) voltaria em Ladyhawke- O Feitiço de Áquila.
            Mas a década explode em 1986, com inúmeros lançamentos no cinema e musicais. Quem não se lembra de Curtindo a Vida Adoidado, Veia de Campeão, Highlander, Veludo Azul ou De Volta para o Futuro? E quem não dançou com os hits de Staring at the Sea e Disco?
            Em 1987, a grana e a criatividade parecem ter acabado. Destaque para o excelente filme Manequim e o LP essencial Cabeça Dinossauro, dos Titãs.
            No ano em que eu fui para Sampa, 1988, os otakus estavam assistindo Vampire Princess.
            Em 1989, surgia o polêmico Sexo, Mentiras & Videotape. E finalmente, lançaram a trilha do Blade Runner. O sucesso da música Gospel se chamava First Call. A década se encerrava com um lançamento brazuca:, do Biquini Cavadão.

           
  Previsões para os anos 90? Muito Kevin Costner, muito “grunge” e o fim dos Smiths.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uma Breve Cronologia dos Anos 70, por JSouza


Depois de uma década muito boa, surgiram os anos setenta, marcados pela alienação e pelo protesto. 
Em 1966, ano em que eu nasci, havia surgido um gênio chamado Irwin Allen. Assim, temos que começar essa cronologia com Túnel do Tempo, lançado em 1970. Mas, se os americanos investiam na FC, os italianos estavam investido no faroeste com Trinity é Meu Nome.
            Talvez, o sucesso dos spaghetti western tenha inspirado os americanos a lançar Chaparral, no ano seguinte. A série deu tão certo que gerou muitas séries no mesmo estilo.
            Um certo Marlon Brando, ator de faroeste, foi o protagonista de O Último Tango em Paris, em 1972. A cena da manteiga não combinava muito com o show que estava acontecendo: Carpenters- Live in Japan!
            No ano seguinte, a Disney lança um dos melhores desenhos animados: Robin Hood. E o faroeste Bonanza tem o seu primeiro crossover com O Vingador. Abba detona nos palcos americanos. E na Europa, o grande sucesso é uma ópera chamada Tristão e Isolda.
            Os anos de 1974 e 1975 foram inúteis em termos de cinema e música. Até que chega 1976, com uma porrada chamada Taxi Driver. Na Itália, também surge um faroeste hiper-violento chamado Keoma. Mas, se você queria algo mais leve, poderia assistir As Panteras na televisão.
            Em 1977, John Travolta é o protagonista de Os Embalos de Sábado a Noite e os Ramones lançam Rocket to Russia.
            Mais um ano sinistro (1978)... e chega 1979 para dizer como serão os anos 80: Alien- O Oitavo Passageiro e Mad Max. E outro filme meio hippie e meio punk: Calígula!

            Assim, fazemos uma previsão para a década seguinte: muito Punk Rock, muito cyberpunk e muitas andróides sensuais.