terça-feira, 1 de julho de 2014

MTV Brasil 1990+2013- Parte 2 (It's Cool! Yeah, Yeah! He-He-He!!!)

Prosseguindo com meu relato sobre extinta MTV UHF, após taaaaanto teeeeeempo...

Creio que soube da existência dessa tal "Emetevê" lá por... 1992, 93, 94... em paródias no programa dos Trapalhões (MTrapaTevê), no seriado Família Dinossauros (DTV), uma citação no filme Gremlins 2 e na revista Veja.
O que mais lembro, são dos anúncios do bizarro desenho Liquid Television (nunca vi) em contracapas de gibis da Abril. A MTV Brasil era transmitida pelo canal 24 (sem trocadilhos!) UHF e não parecia ser simples de captar. A menos pra quem a tivesse em TV a cabo ou morasse onde ela não fosse tomada por chuviscos.
Um desenho da emissora, em especial, me chamou atenção pelo estilo avacalhado e jeitão escroto de ser: a principal criação do cartunista/roteirista/diretor Mike Judge... Beavis & Butt-Head!
Além de serem retardados, burros, desbocados, vagabundos, babacas... ficaram famosos por suas risadas repetitivas: Uh-huh-huh-huh! Uh-huh-huh-huh! Heh-heh! Heh-heh!

Na época, nunca conseguia assistir ao um episódio qualquer. Às vezes, a dupla também aparecia em propagandas de quadrinhos e em revistas como a Herói (Gold), um dos informativos da época que foi até criticado e taxado de lixo (assim como o desenho) numa reportagem.
Não sou moralista. Fiquei curioso em ver e (quem sabe) rir com as barbaridades desses animais.
A minha chance só veio numa noite de janeiro de 1997, quando minha mãe e eu cuidamos da casa de meus tios (a tia é irmã dela), no bairro Americana (Alvorada-RS). Claro que a imagem tinha muito chuvisco, mas... era possível até ler as legendas. Só pra relembrar, produções da MTV americana nunca vinham dubladas. Dois episódios entrecortados por trechos de clipes em que a dupla comentava e detonava. Achei divertido.

Um ano depois, na saudosa locadora Power Vídeo (também em Alvorada), chegaram 2 volumes de Beavis and Butt-Head pela (extinta) CIC video e sem videoclipes ou intervalos, como anunciaram. Olha só os títulos: Trabalho é Um Saco e Doa a Quem Doer. Também lembrando que ainda não era época de DVD's no país. Só VHS (fitas de vídeo, como chamavam).

Soube que tiveram hq's através da Marvel Comics. No Brasil, saíram pela Editora Escala.
Abaixo, fotos tiradas com a mesma câmera que uso em ventos. Desenhei com lápis, borracha e caneta esferográfica, ainda na minha fase "copista", de uma foto da concorrente direta da Herói (a Heróis do Futuro), que fez uma reportagem sobre a série dos magrões.
Tirei xerox e pintei com lápis de cor.

Cheguei a assistir aos videos clipes deles com a Cher (I Got You Babe)...

...e com o Chili Peppers (Love Rollercoaster)...
...além de alguns dos episódios feitos em 2011. Só nunca vi o longa Beavis & Butt-Head: Detonam a América. Só trechos.

Espero prosseguir com minhas lembranças sobre a MTV. Tem muito mais.

2 comentários:

  1. Nunca curti muito esse desenho, assisti algumas vezes, e confesso que teve lances engraçados, mas depois de um tempo as piadas parece que não se renovavam, somente dois moleques escrotos tirando sarro de tudo depois de um tempo, cansa.

    ResponderExcluir
  2. Cara, essa fase da MTV foi bem importante para mim. Não só pelo Beavis como também South Park. Assistia na casa do Jeff Gordura Barboza com nosso sidekick Miguelzinho. Bons tempos!

    ResponderExcluir