quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma Viagem Pelos Anos 70, por JSouza

Não se preocupem, não usaremos chá de cartucho nesse artigo. Bom, obviamente, antes dos anos 80 houveram os anos 70. Não foram tão bons, mas nós curtimos um pouco.
Em termos musicais, três grupos dominaram essa década: Abba (na foto, acima), Boney M e Bee Gees. Cada um deles tinha suas peculiaridades e seu público próprio. O Abba, um quarteto sueco, emplacava hit sobre hit com suas duas belas vocalistas: Agnetha e… Alguém se lembra do nome da outra?
O Boney M, uma banda funk da Alemanha, fazia muito mais sucesso entre os brancos do que entre os negros. Já o Bee Gees, um grupo meio australiano e meio Whales, tinha o carisma de uma banda familiar. E tinha a vantagem de ter o mano Andy Gibb dando uma palhinha nos shows.




Mas, vocês devem estar se perguntando o que eu estaria fazendo em 1970? Certamente, eu estaria (no alto dos meus quatro anos) junto com meu pai passeando pela Avenida São João. E meu irmão Gilberto deveria estar nascendo em alguma maternidade paulista. Hehehe… Tudo isso, é claro, ao som do rebelde Roberto Carlos e da trilha de Estúpido Cúpido.

Vamos pular três anos no tempo e estamos em 1973, na capital de Santa Catarina. Morando no morro, namorando a pequena Aninha e provavelmente ouvindo Jerry Adriani e Ronnie Von. Mas, o que eu mais me lembro são as canções do Bumba meu Boi. Folclore puro, sem patrocinadores.
No final dos anos 70, já estava com a minha gangue aterrorizando velhinhas com um saco de pão na cabeça. Nas horas vagas, dançando Saturday Night Fever em cima de uma mesa. Éramos a escória do bairro Menino Deus. Talvez até descobrir o som do Dire Straits e B. J. Thomas, uma bela transição para os anos 80. Era o tempo de dizer adeus ao primeiro grau e a todos os canalhas que me espancavam no colégio...

Texto e fotos fornecidos por Jerônimo de Souza (http://diggitistudio.blogspot.com/).

5 comentários:

  1. A outra vocalista do ABBA era Anni-Frid "Frida" Lyngstad.

    ResponderExcluir
  2. Caceta! Eu queria dar uma de sabichão e dizer o nome da moreninha do Abba, mas o Anderson cortou meu barato; bem, isto mostra que ele tá antenado.
    Eu curto o Abba, sempre curti, coisa de adolescente que sonhava com uma mina tipo Agnetha nos braços. Na minha opinião a banda acabou no melhor de sua carreira, o último disco "Visitors" deixa um pouco de lado o estilo comercial de baladas "mela-cueca" pra dar lugar a canções mais intimistas.
    Já o BoneY M só conheci uma música (My Baker) que era hit obrigatório nas festinhas de Brasília na Era Disco.
    Bee Gees era muito fera no início dos anos 70, depois dos (argh) Embalos de Sábado a Noite... bem, sem comentários.
    As fotos antigas tão demais. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Os anos 1970 foram do Heavy Metal, não tão rápido e barulhento, o pré-Iron Maidem: Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, AC/DC, etc.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário, Eduardo. Essas são minhas lembranças de criança. Denilson, vale lembrar que essas bandas só" chegaram " no Brasil no começo dos anos 80. Logo vou falar sobre os meus anos de Queen, Uriah Heep, AC/DC e, pasmem, Pink Floyd...

    ResponderExcluir
  5. Pô, quem não sabe ao menos os nomes das duas vocaLINDAS do ABBA não sabe nada de música. Agnetha Fältskog, Benny Andersson, Björn Ulvæus e Anni-Frid Lyngstad ou simplesmente Frida. Diz a matéria que os anos 70 não foram tão bons quanto os anos 80. Não é verdade, os anos 70 foram loucos, coloridos, alegres, criativos ao extremo e nos trouxeram na música lendas pops como o ABBA que embalou os anos 70, 80, 90 e continua nos anos 2000 mesmo com o fim da banda em 1983. ABBA é uma lenda pop, um fenômeno. Essa foto do ABBA eu não tinha. Linda por sinal. Gostei bastante do Rota Sonora, vou seguir.
    Ellus

    ResponderExcluir