sexta-feira, 15 de abril de 2016

Righeira e Talk Talk

Eu pretendia falar sobre uma só banda "one hit" após ler há poucos dias, um artigo interessante do site Music Non Stop. Mas lembrei de outra e pensei em intitular este artigo como Italianos Que Cantam em Espanhol e Os Faladores.
Não... Deixa assim!

Começando com uma dupla de Turim (Itália), que se juntou em 1981 e que ficou notória (2 anos depois) na Europa com Vamos a La Playa. Esta música, apesar de descontraída e dançante, critica testes nucleares debaixo d'água e a poluição das praias. É (ou era) bastante tocada em rádios da Espanha. Também conheço uma adaptação brasileira dela que escutei na antiga Capital AM, mas não me lembro quem cantou e é difícil de se achar informações.
Em 1983, lançaram No Tengo Dinero, que retrata bem o sentimento de quem gostaria de ir a certos lugares, mas não tem verba. Oh, dor... Esta só conheci bem depois de adulto, assim como seu recém mencionado single de lançamento.
Terminou em 1992 e só se reuniu em 1999.

Integrantes: Stefano "Michael" Rota (vocal) e Stefano "Johnson" Righi (vocal)

Discografia: Righeira (1983), Bambini Forever (1985), Uno, Zero, Centomila (1992) e Mondovisione (2002)

Talk Talk era uma banda britânica que também se formou em 1981 e chegou a ser comparada ao Duran Duran. Por que "era"? Já vou explicar.
Seu maior sucesso (aparentemente) foi It's My Life (1984) de seu disco homônimo e que chegou a ser regravado pelo No Doubt. Podem procurar e conferir o clipe desta música e a de Life's What You Make It (1986) pra ver se não parecem saídos do National Geographic ou de qualquer outro documentário sobre a natureza.
Outra música que fiquei sabendo naquele artigo que mencionei lá em cima é Happiness is Easy, do mesmo ano e álbum que Life's What You Make It. Esta última tem acordes que se assemelham a canções do desenho do Charlie Brown (e Snoopy).
Talk Talk terminou em 1992, mas ao contrário do Righeira, não voltou a tocar.

Integrantes: Mike Hollis (vocal), Lee Harris (baixo) e Paul Webb (baixo e bateria)

Ex-integrantes: Simon Brenner (teclados) e Tim Friese-Greene (produtor)

Discografia: The Party's Over (1982), It's My Life (1984), The Color of Spring (1986), Spirit of Eden (1988) e Laughing Stock (1991)

Fontes: Wikipedia (Brasil, EUA e Itália)

3 comentários:

  1. O clipe de It´s my Life parece mesmo saído do Animal Planet. Uma música muito fera (sem trocadilho).

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, continue as escavações na década de 80!!!

    ResponderExcluir
  3. O vocalista do Talk Talk, Mike Hollis, faleceu em 2019 :(

    ResponderExcluir