quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Lua Que Mata

Taí uma banda que não é das minhas favoritas, que nunca corri atrás de informação. Mas também, nunca a desmereci ou debochei.

O fato que me inspirou a escrever sobre Echo & The Bunnymen, foi a lua cheia do final deste mês. Conforme anunciado há meses, junto com o fenômeno da Super Lua, haveria (e teve) um eclipse lunar, fazendo com que ela ficasse com um brilho avermelhado e visível a olho nu.
Como infelizmente, o céu ficou hiper nublado e parecendo uma camada de cimento, não pude tirar nem foto. Só vi por um hangout no Youtube.

Criada em 1978 e em Liverpool, (Inglaterra), E&TB é da época do punk rock, mas com influência dos Beatles, Velvet Underground e The Doors.
Ian McCulloch (o vocalista) era integrante do grupo The Crucial Tree, que quando terminou, ele se uniu a Will Sergeant pra formar o Echo (ainda sem o & The Bunnymen) em 1978.
Seu nome definitivo só veio após a inclusão de Les Pattinson e de tocarem no clube Eric, em Liverpool.
Alcançaram o sucesso no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil, onde se apresentaram no Rio de Janeiro, em 1987.
Depois disso, McCulloch sai da banda e inicia carreira solo, sendo substituído por Noel Burke. O baterista Pete de Freitas morreu num acidente de moto, em 1990.
A banda se dissolveu em 1992. 
2 anos depois, os membros fundadores criaram o Electrafixion.

Em 1996, reuniu-se e prosseguiu com seus shows.

Dentre seus hits, há The Cutter (do 3º álbum), Lips Like Sugar (do 5º álbum), The Killing Moon (do 4º álbum e que inspirou o título deste artigo) e People Are Strange (cover do The Doors e parte da trilha do filme Os Garotos Perdidos).

Em 2003, Os Replicantes regravaram a música The Killing Moon, como A Lua Que Mata, na mesma época de sua turnê européia e no álbum/DVD Go Ahead.

Integrantes: Ian McCulloch (vocal) e Will Sergeant (guitarra)

Ex-integrantes: Pete de Freitas (falecido- bateria), Les Pattinson (bateria e baixo), Jake Brockman (teclados), Noel Buke (vocal) e Damon Reece (bateria)

Discografia: Crocodiles (1980), Heaven Up Here (1981), Porcupine (1983), Ocean Rain (1984), Echo & The Bunnymen (1987), Reverberation (1990), Evergreen (1997), What Are You Doing With Your Life? (1999), Flowers (2001), Siberia (2005), The Fountain (2009) e Meteorites (2014) 
Fontes: Wikipédia (Brasil e EUA)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tenho Uma História pra Contar

Não gosto de parecer um obituário ou gato pingado. Só que não poderia deixar passar mais esta notícia triste. Não envolve outro fechamento de estação de rádio, como já falei aqui e aqui.

Ontem, durante uma conversa no Facebook, soube que...
Mary Mezzari, a ex-radialista da "extinta" Ipanema FM, faleceu a poucos dias. Me espantei!
Como este blog não é de notícias, deixo que confiram os demais detalhes em:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/08/morre-aos-61-anos-a-radialista-gaucha-mary-mezzari-4836291.html

A única vez em que a vi e falei (pouco) com ela, foi em 2007. Estava no Mercado Público (Porto Alegre) com o Luiz Sadovski (o Tiozinho) e Kátia Suman. Ganhei um autógrafo.
E lembro de uma certa música que usavam como vinheta, pra quando ela vinha ler notícias e curiosidades no meio de alguns intervalos comerciais.
Esta aqui:

Que descanse em paz.