quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Lua Que Mata

Taí uma banda que não é das minhas favoritas, que nunca corri atrás de informação. Mas também, nunca a desmereci ou debochei.

O fato que me inspirou a escrever sobre Echo & The Bunnymen, foi a lua cheia do final deste mês. Conforme anunciado há meses, junto com o fenômeno da Super Lua, haveria (e teve) um eclipse lunar, fazendo com que ela ficasse com um brilho avermelhado e visível a olho nu.
Como infelizmente, o céu ficou hiper nublado e parecendo uma camada de cimento, não pude tirar nem foto. Só vi por um hangout no Youtube.

Criada em 1978 e em Liverpool, (Inglaterra), E&TB é da época do punk rock, mas com influência dos Beatles, Velvet Undreground e The Doors.
Ian McCulloch (o vocalista) era integrante do grupo The Crucial Tree, que quando terminou, ele se uniu a Will Sergeant pra formar o Echo (ainda sem o & The Bunnymen) em 1978.
Seu nome definitivo só veio após a inclusão de Les Pattinson e de tocarem no clube Eric, em Liverpool.
Alcançaram o sucesso no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil, onde se apresentaram no Rio de Janeiro, em 1987.
Depois disso, McCulloch sai da banda e inicia carreira solo, sendo substituído por Noel Burke. O baterista Pete de Freitas morreu num acidente de moto, em 1990.
A banda se dissolveu em 1992. 
2 anos depois, os membros fundadores criaram o Electrafixion.

Em 1996, reuniu-se e prosseguiu com seus shows.

Dentre seus hits, há The Cutter (do 3º álbum), Lips Like Sugar (do 5º álbum), The Killing Moon (do 4º álbum e que inspirou o título deste artigo) e People Are Strange (cover do The Doors e parte da trilha do filme Os Garotos Perdidos).

Em 2003, Os Replicantes regravaram a música The Killing Moon, como A Lua Que Mata, na mesma época de sua turnê européia e no álbum/DVD Go Ahead.

Integrantes: Ian McCulloch (vocal) e Will Sergeant (guitarra)

Ex-integrantes: Pete de Freitas (falecido- bateria), Les Pattinson (bateria e baixo), Jake Brockman (teclados), Noel Buke (vocal) e Damon Reece (bateria)

Discografia: Crocodiles (1980), Heaven Up Here (1981), Porcupine (1983), Ocean Rain (1984), Echo & The Bunnymen (1987), Reverberation (1990), Evergreen (1997), What Are You Doing With Your Life? (1999), Flowers (2001), Siberia (2005), The Fountain (2009) e Meteorites (2014) 
Fontes: Wikipédia (Brasil e EUA)

Um comentário: