terça-feira, 12 de abril de 2011

Um dos Primeiros Tecno-Popstars

Pela foto, parece um empresário, advogado ou algo assim, né? Não que músicos usuários de sintetizadores devam sempre vestir roupas prateadas, com temáticas futuristas ou totalmente sombrias, estravagantes pro gosto do "povão".
Quando ganhei um exemplar, achei esquisito. O nome desse cantor britânico (o sobrenome tem a mesma pronúncia de Newman= Niuman) não me era estranho... E o ignorante aqui (eu, o próprio) achava que era o 1° álbum do cara. Bom, teoricamente é (este seria o 3°)... Já que os 2 anteriores, descobri que levavam o nome de uma banda da qual era vocalista, Tubeway Army.
Pelo encarte, suas letras me pareceram mostrar uma simplicidade cotidiana, com uma boa instrumentação. E olha que ele não foi o precursor das "tecno-músicas" representadas pelo Kraftwerk (grupo na ativa, desde 1970).

Faixas:
1-Airlane (Instrumental)/ 2- Metal/ 3- Complex/ 4- Films/ 5- M.E./ 6- Tracks/ 7- Observer/ 8- Conversations/ 9- Cars/ 10- Engineers

Sobre o álbum: Eu tenho é uma versão com faixas do LP (disco, vinil). A versão CD tem 7 faixas-bônus. Foi lançada uma edição comemorativa de 30 anos com 3 CDs, tendo o disco 1, as mesmas músicas da versão LP.
A música Cars, mesmo sendo do final dos anos 1970, é bastante tocada em certos programas oitentistas de rádio.

Gravadora(s): Beggars Banquet (Reino Unido)/ Atco (EUA)- 1979

Fonte: Wikipédia (Brasil)

Um comentário:

  1. É verdade: Gary Numan foi o precurssor da Technopop. Já na época do Programa Clóvis Dias Costa surgiam os primeiros videoclipes de Numan, sempre com seu batom esverdeado. A mim nunca chamou a atenção. Até por seu visual relativamente careta, em relação aos demais New Romantics. É certo que para Alex Doeppre, Gary Numan é uma espécie de Deus. Para mim é apenas uma antiga lembrança...

    ResponderExcluir